
DARÍO ESCOBAR
PRÊMIO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS CARLOS MÉRIDA
PRÊMIO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS CARLOS MÉRIDA, GUATEMALA
16.12.2020
A Casa Triângulo tem o prazer de anunciar que o artista Darío Escobar, representado pela galeria desde 2015, recebeu o Prêmio Nacional de Artes Plásticas Carlos Mérida, concedido pelo Ministério da Cultura e do Esporte da Guatemala. O prêmio reconhece artistas ou pessoas que desenvolveram trabalhos significativos no âmbito das artes plásticas. Darío Escobar utiliza diferentes materiais como suporte para a sua produção artística. Apropriando-se de objetos do cotidiano, produzidos em larga escala, Darío cria, a partir deles, esculturas e instalações que abordam questões da história, mitologia e cultura latino-americana.
http://mcd.gob.gt/ministerio-de-cultura-y-deportes-entrega-premio-carlos-merida-a-dario-escobar/

YURI FIRMEZA
PERFORMATIVIDADES DO SEGUNDO PLANO
CASA VOA, FORTALEZA, BRASIL
07.12.2020 - 14.01.2021
Desenvolvido por Yuri Firmeza e Frederico Benevides desde 2016, o projeto Performatividades do Segundo Plano consiste em uma exposição que investiga o papel dos figurantes. A exposição centra-se em três regimes de imagem: documentário institucional, games e maquetes eletrônicas. Os modelos humanos que aí figuram são os “agentes” que nos guiam a partir de uma pergunta: é possível encontrar nestas imagens algo além do projeto a que estritamente se destinam?

LYZ PARAYZO
CUIR POPCRETO
A LESTE / MAUS HÁBITOS, PORTO, PORTUGAL
04.12.2020 - 08.01.2021
InResidence, o programa integrado ao projeto CARAVANA que é dedicado a residências artísticas da Saco Azul Associação Cultural & do Maus Hábitos, recebe entre os meses de outubro e novembro Lyz Parayzo, para desenvolver o projeto Cuir Popcreto. O projeto reúne o conceito de cuir, termo utilizado na América Latina, em especial no Brasil, para designar pessoas que não têm uma perfomatividade de gênero dentro de uma lógica binária heteronormativa, ao termo popcreto que nomeia a fase pop da poética do artista italiano Waldemar Cordeiro radicado no Brasil.

NINO CAIS
TRANSBORDAR: TRANSGRESSÕES DO BORDADO NA ARTE
SESC PINHEIROS, SÃO PAULO, BRASIL
26.11.2020 - 08.05.2021
Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, a mostra Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte, que acontece no SESC Pinheiros, reúne obras de 39 artistas de diferentes gerações e pesquisas, entre eles Nino Cais.
https://www.sescsp.org.br/programacao/223402_TRANSBORDAR+TRANSGRESSOES+DO+BORDADO+NA+ARTE

YURI FIRMEZA
CONTRACTO NATURAL
MAUS HÁBITOS, PORTO, PORTUGAL
21.11.2020 - 30.12.2020
Com curadoria de Bruno Leitão, o espaço Maus Hábitos inaugura a exposição Contracto Natural, que levanta questões sobre ocorrências de projetos extrativistas e as implicações que refletem nos trabalhadores envolvidos. Com participação de Yuri Firmeza, a mostra afirma a arte como ferramenta crítica e aglutinadora de fatos e poéticas, as obras reunidas nesta exposição colocam questões importantes do ponto de vista social e político.
https://www.sacoazul.org/detail-eventos/20.11.21---contracto-natural/

SANDRA CINTO
DECATEGORIZED. ARTISTS FROM BRAZIL
FUNDACIÓN ARTNEXUS, BOGOTÁ, COLÔMBIA
15.11.2020
Com curadoria de Celia Sredni de Birbragher e Francine Birbragher-Rozencwaig a exposição online Decategorized - Artist from Brasil reúne obras de artistas brasileiros, entre eles Sandra Cinto.
https://www.artnexus.com/es/fundacion-artnexus-exhibition-decategorized/5faac0183cee0bba4a5c0ce7

SANDRA CINTO
TUDO ESTÁ EM MOVIMENTO
EDIFÍCIO ITAUSA, SÃO PAULO, BRASIL
05.11.2020
A obra Tudo Está Em Movimento de Sandra Cinto, foi recentemente adquirida pela fundação Itausa, passando a fazer parte de seu acervo. Atualmente a obra esta instalada no edifício da fundação.

ALEX CERVENY, MARCIA XAVIER, NINO CAIS, THIAGO ROCHA PITTA E VÂNIA MIGNONE
PINACOTECA: ACERVO
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, BRASIL
31.10.2020
A Pinacoteca de São Paulo inaugura uma nova exposição do seu acervo de arte brasileira. A mostra ocupará 19 salas divididas entre o primeiro e o segundo andar do Edifício da Pina Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas, entre eles Alex Cerveny, Marcia Xavier, Nino Cais, Thiago Rocha Pitta e Vânia Mignone.

EDUARDO BERLINER
TOOLS FOR UTOPIA
KUNST MUSEUM BERN, BERNA, SUIÇA
30.10.2020 - 21.03.2021
Com curadoria de Marta Dziewańska, a mostra Tools for Utopia apresenta trabalhos que compõem a coleção Daros Latinamerica Collection. A mostra, que conta com 200 obras de artistas latino-americanos, entre eles Eduardo Berliner, tem por intuito traçar um legado dos de 1950 a 1970; período em que a América Latina era alvo de fortes repressões políticas. A mostra apresenta visões sobre as múltiplas produções artísticas da América Latina que buscavam alternativas à experiência de sistemas totalitários.
https://www.kunstmuseumbern.ch/en/sehen/heute/940-tools-for-utopia-120.html

ALEX CERVENY, EDUARDO BERLINER, MARCIA XAVIER, SANDRA CINTO E VÂNIA MIGNONE
DIA, NOITE, NOITE . COLEÇÃO ANDRÉA E JOSÉ OLYMPIO PEREIRA
GALPÃO DA LAPA, SÃO PAULO, BRASIL
25.10.2020
Com curadoria de Júlia Rebouças, a mostra Dia, Noite, Noite reúne trabalhos da coleção Andréa e José Olympio Pereira no Galpão da Lapa. Entre os artistas apresentados estão Alex Cerveny, Eduardo Berliner, Marcia Xavier, Sandra Cinto e Vânia Mignone.